quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HAITI - Lamento e revolta

Escrevi esse texto há dois dias.
Resolvi esperar para publicá-lo aqui. Ainda não tinha lido o suficiente sobre a história do Haiti; é provável que o Bid invista mais do que os citados 200 mil dólares (a Giselle Bündchen doou U$ 1,5 milhões). Nessas horas em que não se sabe qual é o negócio (do inglês, business) por trás da desgraça, nem qual é a desgraça por trás do negócio, mantenho o texto, assumindo que talvez não saiba de nada, mas que desconfio de muita coisa!

Falou, valeu!


É realmente lamentável que um povo já tão massacrado, historicamente excluído e roubado, sofra, além de tudo, as consequencias de um terremoto desses.
Não dá pra conter terremoto. Não sou geólogo, mas penso que trata-se de algo que não se possa evitar com políticas de preservação ambiental.Dificilmente pode-se estar preparado para terremotos: construção de prédios e casas preparadas para os tremores (não dá pra fazer isso no Haiti, saca?); treinamento intensivo com simulações orquestradas preparando a população para que saiba como agir (o Haiti não é o Japão!)
Lamentar é o que se deve fazer quando não se pôde fazer nada.

O que eu posso fazer, além de lamentar?

Cheguei em casa e naveguei procurando notícias, fotos, vídeos sobre o desastre. Achei esse da BBC no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dTiT-EruQy0

Fiquei me perguntando: a BBC errou? O Bid prometeu 200 mil dólares em ajuda emergencial? É isso mesmo? U$ 200.000,00? Como diria o filósofo Sócrates: "Tá de sacanagem!"
Só pode estar errado. Não é possivel que, diante de uma catástrofe dessas proporções, o Banco Interamericano de Desenvolvimento tenha a coragem de disponibilizar essa mísera quantia.E pior, divulgar isso!
Deixo perguntas: (que já fogem um pouco, senão totalmente, da questão "terremotística")

Porque o Bid não investe no desenvolvimento do Haiti?
Porque os grandes governos do mundo investem mais em grandes bancos e montadoras do que em países "pobres"?

O que eu posso fazer, além de me revoltar?

Pense no Haiti, reze pelo Haiti!

1 comentário:

talitasantos disse...

Cesar... Sentimento compartilhado de um misto de revolta, perplexidade e compaixao pelo Haiti, muito bem traduzidos pelo seu texto. Também me interessei e li um pouco sobre esse curioso pais de negros que falam francês.
Um pais pobre e sofrido, marcado por uma dura política e sufocado pelos gigantes! Ainda estou muito comovida com as cenas que vi nos noticiários de hoje...
Oro para que de maneira milagrosa a graça de Deus se manifeste mais e mais como bálsamo aos doentes e necessitados.
;)
Gostei do blog... I will come back hereee!